sábado, 20 de agosto de 2011

Moção de repúdio aos acontecimentos envolvendo a questão da segurança nos Campi, da Universidade Federal de Uberlândia

Moção de repúdio aos acontecimentos envolvendo a questão da segurança nos  Campi, da 
Universidade Federal de Uberlândia 

O Instituto de Ciências Sociais, da Universidade Federal de Uberlândia vem a público repudiar a forma como vem sendo conduzida a segurança nos campi desta instituição. Chamamos atenção especificamente para o episódio ocorrido no dia 1º. de junho de 2011, no Campus Santa Mônica, envolvendo uma estudante de graduação do curso de Ciências Sociais, que foi abordada de forma abusiva, preconceituosa e violenta, por um funcionário da Segurança e por membros da Polícia Militar. Em decorrência de tal acontecimento houve uma tentativa leviana de incriminar a própria vítima.
Cabe ressaltar que não estamos responsabilizando individualmente qualquer cidadão membro da comunidade, sejam estudantes, servidores, docentes e técnicos administrativos e demais funcionários; colocamos em questão a própria política de segurança da UFU.
Lembramos ainda que medidas que foram implementadas, como o fechamento das portarias antes mesmo do término das aulas noturnas, e outras que estão em discussão, tais como a instalação de catracas, identificação digital, uso de crachás e aumento do efetivo de segurança, por si sós, não irão resolver tal problemática. Na verdade poderão trazer maiores constrangimentos à comunidade acadêmica.
O abuso da autoridade e atos de violência agridem os direitos humanos e imagem da própria universidade; não condizem com o ambiente de democracia e respeito mútuo que deve vigir na universidade. Repudiamos veementemente o episódio acima referido que, reiteramos, se insere no contexto mais abrangente da política de segurança dos campi, havendo a necessidade, portanto, de uma rediscussão da problemática nas instâncias deliberativas da Universidade.

Instituto de Ciências Sociais
Universidade Federal de Uberlândia
Agosto/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário